♪♫♪♫♪♫“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.” (Arthur Schopenhauer) ♪♫♪♫♪♫ “A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven) ♪♫♪♫♪♫ “Onde há devotação à música, Deus está sempre por perto com sua presença generosa.” (Johann Sebastian Bach) ♪♫♪♫♪♫ “O objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma.” (Johann Sebastian Bach)♪♫♪♫♪♫ “A música é uma harmonia agradável pela honra de Deus e os deleites permissíveis da alma.” (Johann Sebastian Bach) ♪♫♪♫♪♫ “A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.” (Aristóteles) ♪♫♪♫♪♫ “Sem a música, a vida seria um erro.” (Friedrich Nietzsche) ♪♫♪♫♪♫ “A música é o remédio da alma triste.” (Walter Haddon) ♪♫♪♫♪♫ “A música é a linguagem dos espíritos.” (Khalil Gibran) ♪♫♪♫♪♫

17 de ago. de 2015

Conselhos Úteis para o Estudo do Hinário de Órgão

- Leia com atenção as Instruções contidas no Hinário de Órgão.
- Ao estudar os hinos no órgão, procurar firmar as pontas dos dedos no fundo da tecla, deixando-os bem arredondados. Conservar o punho alinhado. Tocar dessa forma traz segurança e controle nas Passagens de dedilhado e mostra uma boa postura de mão.
- Estudar cada hino lendo, sem pressa, de preferência iniciar com mãos separadas.
- Atenção: quando estudar com as duas mãos, não despreze a leitura da mão direita; ocorre que por causa das mudanças na harmonia no H5, a tendência é fixar a atenção na mão esquerda, o que nos leva a errar a melodia.
- No início estudar muito bem as duas mãos (soprano, tenor e baixo), para depois acrescentarem a pedaleira e, aos poucos, o contralto. Quando sentir segurança estudar com a pedaleira. É importante o estudo dos livros indicados.
- Contar os tempos mentalmente é fundamental para um bom desempenho, observando bem os valores corretos das figuras.
- O dedilhado foi elaborado para se tocar o mais ligado possível numa leitura organística de música sacra. Podem ocorrer passagens muito difíceis, dependendo do tamanho da mão ou mesmo agilidade (técnica), porem este dedilhado é uma sugestão e pode ser adaptado e mudado (de acordo com a mão da organista) nos pontos críticos, trocando o dedilhado ou anulando alguma nota para facilitar o desempenho.
- Lembrar que no H5 as introduções foram facilitadas para o favorecimento de uma boa execução.
- Circular as notas da pedaleira diferentes do baixo da mão esquerda.

Lista dos Novos Hinos na ordem progressiva de dificuldade.
Fáceis : 49 – 207 – 252 – 235 – 1 – 314.
Média Dificuldade : 411 – 385 – 365 – 260 – 96 – 193 - 400 – 36 – 210 – 375 – 395 - 190.
Difíceis : 44 – 401 – 387 – 146 – 428 – 312 – 6 - 357 - 306 – 232 – 368 – 480 – 24.
Muito Difíceis : 364 – 407 – 404.

- Ao tocar com contralto, o dedilhado marcado fica inválido. Temos hinos no contralto com 8ª e 9ª; neste momento pode-se tocá-lo na mão esquerda com o tenor e baixo ou então subir, se ficar agradável com o soprano.
Qualquer dúvida ou informação que precisarem, é só falar com a examinadora mais próxima ou a que atende a sua região.

Deus abençoe seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário